quinta-feira, 9 de julho de 2009

como nem só de pop e rock vive o mundo o meu,  o seu, o nosso  Tarde Tédiosa trás um sambão clássico e a historia (real, não a da globo) dele  =D 



A ESTAÇÃO: A estação do Jaçanã foi aberta em 1910, próxima ao Asilo dos Inválidos, no Guapira, aliás o nome original da estação. É a mais famosa das estações da Cantareira, pois foi a inspiração para a música Trem das Onze, de Adoniram Barbosa. Trem que, aliás, nunca existiu, pois o último trem saía às 20:30. A estação foi desativada em 1965, com o ramal, e foi demolida já no ano seguinte. Hoje nada indica que ali um dia existiram trilhos ou uma estação. Ficava onde hoje está localizada a praça Comendador Alberto de Souza. "Fui verificar a historia da estação do Jaçanã da Cantareira, ser inspiração para a música Trem das Onze, de Adoniram Barbosa. Cheguei à seguinte conclusão: Na canção "Trem das Onze" temos a situação de um passageiro, usuário de um trem, que afirma que: 
1º) "moro em Jaçanã". 

2º) "Minha mãe não dorme enquanto eu não chegar" Portanto o destino do personagem, é a estação Jaçanã, servida pelo Trem da Cantareira. 

3º) "Se eu perder esse trem que sai agora as 11 horas só amanhã de manhã": o embarque no trem ocorre as 23 horas. Mas em qual estação ocorre este embarque, às 23 horas? Consultando o horário do Trem da Cantareira, vi que existe uma única possibilidade de embarque próximo as 23:00 horas. 
a) O embarque ocorre na Estação "Vila Mazzei" as 22:59 horas. 
b) No comboio "RG7", sentido "Tamanduatei-Guarulhos".
c) Importante: Este trem corria apenas nos domingos e feriados. O próprio Adoniran em entrevista, no programa "Ensaio" diz: "Não era o trem das onze, era o trem das 10:59h." "Um minuto, um minutinho de diferença" "Dava pra ir a pé, não era muito longe, mas no escuro, tropeçando" 

4º) Portanto o Adoniran na canção, descreve o cotidiano de um usuário do Trem da Cantareira, que era usuário do ultimo trem dos domingos e feriados, que era o RG7, com embarque às 22:59 horas na estação de Vila Mazzei, com destino à estação Jaçanã. Mas afinal qual era a ligação de Adoniram com o Jaçanã? Ora, no Jaçanã estavam os estúdios da Cinematográfica Maristela, onde foram rodados filmes com Regina Duarte, Mazzaroppi, Procópio Ferreira e Adoniran Barbosa. No Jaçanã não havia bons botecos, os bons botecos estavam em Vila Mazzei... Adoniran Barbosa ia para os estúdios no trem da Cantareira, que trafegava tranquilamente, até a estação do Jaçanã, a poucas quadras do estúdio. Esta foi a inspiração para música "Trem das Onze"." (Werner Vana, 07/2004)


Fonte: http://www.estacoesferroviarias.com.br/j/jacana.htm (achado pelo Gabriel, outro desocupado igual eu xD)

Nenhum comentário: